domingo, maio 13, 2007

Relatorio sobre a aula de Geologia.


No passado dia 26 de Abril, na escola secundária de Fafe e no âmbito da disciplina de Geologia, a turma 35 do 11ºano realizou uma aula/actividade laboratorial que consistia na observação de amostras de mão de minerais, fosseis, rochas sedimentares e rochas magmáticas. Para essa actividade foram requisitados vários computadores portáteis (1 por cada 2 alunos) para que os alunos tivessem a oportunidade de responder a várias perguntas relacionadas com a temática da aula. Essas perguntas fazem parte deste relatório juntamente com as suas respostas e são as seguintes:


1ºGeolab
- Minerais e as suas propriedades
1.
1.1
Que mineral está representado?
É o quartzo.

1.2 Como o classifica quanto à cor? Fundamente a resposta.
É um mineral alocromático uma vez que apresenta cor variável.

2.
2.1
Sendo o mesmo mineral explique a diferença no aspecto.
O mineral da esquerda (a 1ª imagem) tem um brilho não metálico, é um mineral transparente. O mineral da direita (a 2ª imagem) tem um brilho sub-metálico, semelhante mas menos intenso que o metálico.

3.
3.1
Que mineral está representado?
É a pirite.

3.2 Como o classifica quanto à cor? Fundamente a resposta.
É um mineral ideocromatico, pois apresenta cor constante.

3.3 Como o classifica quanto ao brilho? Fundamente a resposta.
É metálico, porque o seu brilho é intenso e por isso semelhante aos metais polidos.

4.
4.1
Determine a dureza dos minerais representados.

A imagem da esquerda (a 1ª) corresponde a um quartzo e tem uma dureza relativa igual a 7. A imagem da direita (a 2ª) é a calcite e tem uma dureza relativa igual a 3.

4.2 Descreva o procedimento seguido.
Para determinarmos a dureza relativa dos minerais, deslizamos, sob pressão, a aresta viva de um mineral sobre a superfície do outro e verificamos que o mais duro deixa um sulco no menos duro e assim sabemos que o Quartzo é mais duro que a calcite. Ao utilizar a escala de Mohs (escala constituída por 10 termos, do talco ao diamante) conseguimos saber a dureza relativa correspondente cada um dos minerais. Sabendo que qualquer mineral da escala risca todos os que estão abaixo dele, não sendo riscado por eles, fizemos ensaios com as amostras da escala que foram antecedidos por ensaios preliminares para delimitar os termos da escala a utilizar, iniciando-se os ensaios pelo termo de maior dureza. Foi então que obtivemos os valores referidos na alínea anterior.

5.
5.1
Os minerais representados apresentam a mesma composição química (CaCO3) mas são diferentes. Explique esta ocorrência.

Esta ocorrência deve-se ao facto dos minerais se terem formado em ambientes diferentes, a diferentes pressões e temperaturas com mais ou menos tempo para se formarem e com mais ou menos espaço para crescerem.

2º Geolab - Rochas sedimentares

1.
1.1 Identifique e classifique as rochas sedimentares representadas tendo em conta a origem da fracção predominante.
A- Rocha detrítica brecha.
B- Rocha quimiogénica - estalagtite.
C- Rocha biogénica - antracite.
D- Rocha detrítica - argilito.
E- Rocha detrítica - areias basálticas.
F- Rocha quimiogénica – sal-gema.
G- Rocha quimiogénica - traventino.
H- Rocha biogénica - calcário conquífero.

2.
2.1
Que carvões estão representados?
A- Carvão betuminoso.B- Antracite.C- Turfa.D- Lenhite

2.2 Ordene-os por teores crescentes de carbono.
C,A,D,B

3º Geolab - Fósseis

1.
1.1
Identifique o processo de fossilização sofrido pelas estruturas ou organismos representados.

A. Moldagem (externa)
B. Moldagem (impressão)
C. Mineralização
D. Moldagem (externa)
E. Mineralização
F. Moldagem (interna)
G. Impressão

4º Geolab - Rochas magmáticas

1.
1.1
Que minerais se observam à vista desarmada?

A. Olivinas
B. Plagiocláse cálcica

1.2 Procure explicar as diferenças na textura destes basaltos.
A e B são basaltos (rochas magmáticas extrusivas, que se formaram à superfície). A e B têm texturas diferentes, enquanto A tem textura granular B tem textura agranular. A textura granular de A, significa que os minerais se distinguem uns dos outros, em cristais relativamente desenvolvidos e que o arrefecimento do magma se deu lentamente. A textura agranular do basalto B, significa que os minerais não se distiguem, os cristais são microscópicos e que o arrefecimento do magma foi muito rápido.

2.
2.1 Que minerais se observam à vista desarmada?
No A, temos feldspatos, micas brancas (moscovite) e quartzo. No B, temos o quartzo, feldspato e micas pretas (biotite).

2.2 Quais as diferenças essenciais entre estes dois granitos?
A – Leucocrata, porque possui cor clara e é rica em minerais félsicos.B – Mesocrata, porque apresenta uma cor intermédia e apresenta um equilíbrio entre minerais félsicos e máficos.

3.
3.1 Identifique as rochas representadas.
A- granito;
B–basalto;

3.2 Observe as suas lâminas delgadas ao microscópio petrográfico com a ajuda do programa Rochas e Minerais de Portugal ao Microscópio.
Não tive a hipótese decumprir a actividade.

3.3 Indique as principais diferenças entre estas duas rochas.
A – intrusiva – textura granular
B – extrusiva – textura agranular

5º Geolab - Minerais das rochas magmáticas

1.
1.1
Identifique os minerais representados, muito frequentes nos granitos.

Possui os minerais quartzo leitoso, ortoclase, moscovite e biotite.

1.2 Indique os minerais máficos e félsicos.
Minerais félsicos: Quartzo, Ortoclase e Moscovite.
Minerais máficos: Biotite.

6º Geolab - Cartas geológicas

1.
1.1 Consulte a Carta Geológica (1:1 000 000) e descreva a distribuição dos três principais tipos de rochas pelo território continental.
Rochas magmáticas – norte ;
Rochas sedimentares – centro ;
Rochas metamórficas – sul;

1.2 Consulte a Carta Geológica (1:500 000) e caracterize, do ponto de vista geológico, a região de Fafe.
Na região de Fafe predominam o granito, monzoniticos, porfinoides e granio biotitico profinoides.

Assim termino o meu relatório com a esperança de que esteja tudo bem e com as respostas certas. Á cerca da aula penso que foi um sucesso, na medida em que ajudou os alunos a estudar melhor a temática das rochas e dos minerais e também nos deu a possibilidade de ter na mão determinadas rochas e minerais. Após esta aula guardo a esperança de que possamos repetir uma actividade no género desta.






Patrício José Bastos Gonçalves

1 comentário:

andreia_stt disse...

tenho algumas duvidas quanto à credibilidade da minha conclusão, poderia fazer uma pré-avaliação antes de entregar o relatório? obrigado
andreia

Com esta actividade pode concluir-se que há inúmeros minerais com características muito diferentes. Como tudo na vida, os minerais carecem duma organização pormenorizada para estarem todos bem classificados no seu grupo. Para isso há uma série de propriedades físicas que nos ajudam a efectuar essa organização. Estudámos apenas a cor, risca, brilho, dureza, clivagem e fractura mas foram suficientes para nos apercebermos dos minerais que tínhamos diante de nós. Para a cor podem ser classificados em idiocromáticos ou alocromáticos, de acordo com o número de cores que um mineral pode apresentar. Quanto ao brilho podem ser agrupados em brilho metálico, sub metálico e não metálico, tendo este último grupo uma grande variedade de sub tipos de brilho. Em relação à dureza, com a ajuda da Escala de Mohs e de alguns objectos, podemos verificar e ordenar os minerais por grau de dureza. Quanto se desfere uma pancada num mineral há dois tipos de separação das partículas: clivagem segundo planos de clivagem e fractura ao acaso.

Em conclusão, os minerais podem ser parecidos exteriormente mas serem bem diferentes interiormente, e o oposto também se verifica. Para classificar minerais é necessário um estudo preciso e rigoroso para que, por exemplo, não aconteçam erros graves ao nível da construção civil nos dias de hoje. Quanto mais elevado for o conhecimento acerca dos minerais, mais e melhor se pode fazer pelo nosso Planeta.