sexta-feira, março 23, 2007

Fafe sob risco hidrológico
Zona da feira com intensa actividade hidrológica subterrânea.

Ultimamente tem-se posto a descoberta as "águas" subterrâneas na zona da feira.

Primeiramente descobriu-se essas "águas" quando se iniciou as obras no local da antiga Opel. Nesse local brotava água muito intensamente, facto que não preocupou os empreiteiros da obra uma vez que eles prosseguiram a obra sem dar atenção a essas "águas", facto que obrigou a colocação de duas bombas para que se conseguisse tirar água ao nivel da intensidade com que esta brotava. Ainda agora é possivel ver que o local continua com uma razoável quantidade de água, mas a obra continua. A questão que se coloca é se será que o edifício terá segurança no futuro, mas com tanta água parece-me que não.

Há pouco tempo atrás (à cerca de uma semana) os responsáveis pela requalificação da Praceta 1º de Maio vieram a descobrir que na Rua dos Bombeiros Voluntários de Fafe uma nascente de água brotava com grande intensidade. Para bem dos utilizadores desta rua essa nascente foi descoberta atempadamente não provocando danos em ningém e em nada e essa água, agora, foi canalizada para o Parque da Cidade para ser aproveitada para rega da vegetação. O que preocupa neste caso é o facto de que no local onde apareceu a nascente, antes de se ter construído esta rua, existia ali uma fonte. A questão que se coloca é a que de quem seria a culpa se a estrada desabasse e como pode haver tanta negligência.

Para bem da humanidade no presente e no futuro acho que antes de se construir qualquer coisa devia-se estudar a segurança da construção e já como dizia o ditado que " quem tudo quer tudo perde" então há que gastar algum dinheiro para avaliar a segurança em vez de só se querer lucrar com a construção de edifícios e estradas em massa.




Patrício José Bastos Gonçalves

Sem comentários: