quinta-feira, novembro 30, 2006

Conto-Clonagem
Escola Secundária Pedro Teixeira

Mais um dia de aulas!

-Mais um dia de aulas! -exclamou o Luís, ao ouvir o seu despertador a tocar.Levantou-se, tomou um duche, vestiu-se e foi tomar o pequeno-almoço.
Enquanto preparava a sua refeição matinal, resolveu ligar atelevisão, onde estava a decorrer um debate sobre clonagem. Este assunto deixou o Luís muito pensativo, porque era um assunto muito complexo e, ao mesmo tempo, esquisito. Depois de muito meditar, o pobre rapaz veio a descobrir que afinal tinha muitas dúvidas sobre o que seria a clonagem! Foi todo o caminho até à escola a pensar na pesquisa que iria realizar sobre esse tema e até já tinha pensado em ir ter com o professor de Ciências para este lhe indicar uns livros que pudesse consultar.
Entrou na sala de aula e a aula já tinha começado. Por sorte, o tema que estava a ser abordado era a clonagem. O Luís nem queria acreditar!Na aula, o Luís não se sentiu sozinho! Tal como ele, muitos colegas também não revelavam ter muitos conhecimentos sobre clonagem e, logo, uma série de perguntas foram colocadas ao professor:
-O que é a clonagem?
-A Clonagem é a duplicação de células ou de embriões a partir de um ser já adulto. As cópias possuem todas as características físicas e biológicas do pai genético.
-Como se realiza a clonagem?
-Isola-se uma célula, retira-se dela o seu núcleo e junta-se uma célula a outra; e, em seguida, vem a duplicação das células, através de duplicações sucessivas, de duas em duas células, de quatro em quatro, até essas células chegarem ao ponto de formarem um ser.
-Por que é que chamaram a essa técnica “Clonagem”?
-A palavra clone deriva etimologicamente do grego “klón” que significa “broto” e pressupõe-se, portanto, a existência de um indivíduo gerador e a ocorrência de produção assexuada.
-Bem, deixemo-nos de perguntas, porque eu agora vou explicar-vos mais ou menos o histórico das técnicas da clonagem. -disse o professor. -Quando se fala em clonagem de seres humanos, as opiniões divergem e multiplicam-se em relação a aspectos técnicos e estéticos. Para muitos cientistas, a clonagem de seres humanos ainda não é possível, embora em 1979 um pesquisador norte-americano, Shettles, tenha publicado uma comunicação sobre uma substituição de um núcleo de um ovético humano com sucesso.
-Há alguém nesta sala que nunca ouviu falar da ovelha Dolly? -perguntou o professor.
-Eu. -respondeu o Marco.
-Em Junho de 1996, na pequena cidade de Edimburgo, no interior da Escócia, nasceu a Dolly, uma saudável ovelha da raça Finn Dorset como tantasoutras que pastam pelas colinas da região.
-Mas disseram-me que ela era especial. -afirmou o Joel muito interessado na conversa.
-Sim, ela é especial! A Dolly não foi gerada de forma natural, mas de uma impressionante descoberta da engenharia genética. A Dolly foi produzida de uma ovelha adulta... A Dolly é um clone de outra ovelha. Tudo foi duplicado igualmente: o tamanho das ovelhas, as marcas das patas, os dentes, o formato e a cor dos olhos.
Triiim... triiim...
-Bom, a aula terminou, amanhã voltamos a este assunto. Podem sair!

Pouco tempo depois, o Luís encontrou o Marco no campo de jogos e, enquanto observavam o jogo de futebol que estava a decorrer, o Luís diz:
-Sabias que no ano passado a “Clonaid” anunciou o nascimento do primeiro bebé clonado, sem apresentar provas?
-Não sabia, mas ainda sei mais do que isso. -disse o Marco com inveja de não ter visto a notícia.
-No mês passado a “Clonaid” anunciou o segundo nascimento de um bebé clonado.
-Bem, já estou farto de clonagem, vamo-nos mas é equipar, porquevamos ter Educação Física.



Fonte: www.cienciaviva.com

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